canalbytes-mulheresti

Pesquisas apontam aumento na quantidade de mulheres na área de TI

Read Time:1 Minute, 59 Second

É mais desafiador para elas seguir na carreira do setor tecnológico

A força do trabalho feminino no mercado ao longo dos últimos anos é inegável e precisa ser comemorado, especialmente no dia dedicado internacionalmente a elas. Um levantamento realizado pela Catho recentemente revela que houve um aumento de 2,1 pontos percentuais de mulheres em cargos de tecnologia em comparação com o mesmo mês no ano passado. Além disso, o estudo mostra vários outros avanços para as mulheres nessa área, como o aumento da média salarial para as mulheres em cargos de gestão.

A marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita aponta que entre janeiro e fevereiro de 2022 a presença feminina em cargos de tecnologia representava 21,5% e a masculina 78,5%. Nos dois primeiros meses de 2022, os números já mostraram avanço: as mulheres têm ocupado 23,6% dos postos nesse setor e os homens 76,4%. 

Os dados da Catho revelaram queda na diferença de remuneração oferecida para homens e mulheres nos cargos de gestão na tecnologia: a diferença salarial entre os sexos caiu de 13% para 10%. Em contrapartida, a média salarial para a mulher em outros cargos de tecnologia sofreu queda nesse período.

Já uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2019, mostra que a presença de mulheres entre 17 e 70 anos no mercado de trabalho passou de 56,1% em 1992 para 61,6% em 2015, podendo chegar a 64,3% até 2030.  No setor de tecnologia o cenário é mais desafiador, já que, de acordo com uma pesquisa da National Science Foundation, mais mulheres têm considerado seguir carreira na área, mas apenas 38% das formandas atuam no campo.

“O setor de tecnologia sempre foi dominado por homens, mas as ações afirmativas para reverter esse cenário têm apresentado resultados positivos, ainda que tímida. Essa evolução é um passo importante para a inclusão feminina nesse universo. As profissionais têm conquistado cada vez mais espaço nesse setor e isso tende a aumentar com ações e programas para apoiar esse movimento, assim como fazemos na Catho”, diz Patricia Suzuki, CHRO da Catho.  

Os dados do levantamento são da base de dados da Catho com vagas para atuar em todo o País. Além disso, a Catho conta com mais de 22 mil vagas para atuar no setor de tecnologia de diversas empresas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *