
Alexa completa 10 anos e adia lançamento da IA generativa para 2025
Alexa celebra uma década de inovação enquanto a aguardada IA generativa é adiada para 2025.
Há dez anos, a Amazon lançou o dispositivo Echo, com sua assistente digital Alexa, trazendo recursos inovadores de inteligência artificial que prometiam revolucionar o mercado.
Porém, em 2024, o cenário é diferente. Dois anos após a IA generativa tomar o mundo de assalto com o surgimento do ChatGPT, a Alexa e os dispositivos Echo se tornaram desatualizados.
A Amazon está ciente disso e já planeja uma versão da Alexa com IA generativa desde 2023. Mas, essa versão seria parte de uma assinatura paga.
Uma semana antes do aniversário de 10 anos da assistente da Amazon, o jornal Bloomberg revelou que a Amazon enfrenta dificuldades para desenvolver a versão com IA generativa.
A versão mais inteligente da Alexa deveria ser lançada no último dia 17 de outubro, mas a Amazon decidiu adiar o lançamento. Em vez disso, a empresa apresentou novas versões do Kindle.
Agora, a equipe de IA da Alexa tem um novo prazo para lançar a versão da assistente virtual com IA generativa. A nova Alexa só chegará em 2025.
As fontes do Bloomberg afirmam que os usuários que testaram a versão beta não aprovaram as habilidades da Alexa, citando respostas lentas e, sobretudo, inúteis. Além disso, a versão beta, que seria uma prévia da nova Alexa, apresentava falhas ao se comunicar com dispositivos inteligentes devido ao modelo de linguagem neural.
A Amazon afirmou, no ano passado, que desenvolvia seu próprio modelo de linguagem de grande escala (LLM). Porém, segundo uma das fontes do jornal, os engenheiros da Amazon utilizam agora modelos da Anthropic, que criou a IA generativa Claude.
Aliás, a Amazon investiu US$ 4 bilhões na Anthropic. O investimento pode ser útil para acelerar o desenvolvimento da nova versão da Alexa ao usar modelos pré-treinados para IA generativa.
Além de marcar o atraso do lançamento da nova versão, os dez anos da Alexa representam o primeiro ano em que a Amazon não faz um grande anúncio desde o primeiro Echo, em 2014.
FONTE: Gizmodo
MAIS
Veja cinco motivos cruciais para fazer Pentest na empresa
No mundo digital de hoje, onde as ameaças cibernéticas estão sempre à espreita, a segurança da informação se tornou uma...
Os riscos do Wi-Fi público: Alerta sobre os perigos do uso e como proteger seus dados
O acesso à internet é uma necessidade constante, seja para trabalho, entretenimento, ou comunicação, a internet está presente em praticamente...
Ânima Educação promove ‘Tech Week’ com participação de Big Techs e público estimado em 30 mil pessoas
Evento será em formato híbrido e vai discutir Inteligência Artificial (IA), além de trazer a final do Shark Hub A...
Tech Week da Ânima Educação reúne líderes das Big Techs para promover inovação
Evento será em formato híbrido e vai discutir Inteligência Artificial (IA) e Chat GPT, além de trazer a final do...
Ânima Educação fecha parceria inédita no Brasil com multinacional de softwares Adobe
Alunos de Direito da Ânima em todo o país terão acesso as ferramentas de ponta e contato direto com profissionais...
Ânima Educação promove ‘Tech Week Experience’ com participação de big techs e público estimado de 18 mil pessoas
Evento começa nesta terça-feira (23) e vai até domingo (28) com palestras, oficinas, desafios, premiações e vagas de emprego exclusivas...
Average Rating